Postado em 06 de maio de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

boa gestão de marketing no e-commerce

O marketing é um dos 9 pilares do bom planejamento no e-commerce, isso porque ele é essencial quando começamos as operações online, para que os internautas conheçam a loja online. Mesmo se a loja já existir no físico, o investimento em marketing não muda, afinal, a marca ainda não existe no ambiente online e é preciso fazer com que os consumidores encontrem sua loja e seus produtos.

O investimento em marketing no começo das suas operações online é igual ao seu retorno dali a 12 meses, aproximadamente. Ou seja, pouco provável ter um retorno de 10 mil reais se o investimento foi de R$1000.

A boa gestão de marketing no e-commerce é o que pode ditar bons e maus resultados de campanhas e mesmo do crescimento do negócio em períodos maiores. Por isso, neste artigo vamos oferecer algumas dicas de como fazer uma boa gestão de marketing no e-commerce.

O investimento em marketing digital

Não há uma fórmula mágica quando falamos sobre investimento em marketing digital. Este investimento será proporcional ao orçamento do projeto, portanto quanto maior for o capital disposto no início, maior será o investimento em marketing.

E apesar de termos diversas ferramentas gratuitas no mercado digital que permitem que os empreendedores comecem suas lojas virtuais de maneira quase gratuitas, o marketing é o ponto que não é possível começar sem investir nada.

Não iremos entrar no mérito das buscas orgânicas aqui, mas sim das pagas. Afinal, um bom SEO será ótimo para melhorar o ranqueamento da sua loja nos buscadores e ajudar a indexar as páginas, especialmente quando a loja virtual acabou de começar. Porém, o que vai atrair os consumidores, especialmente no começo, e fazer com que seu e-commerce seja encontrado, é o investimento em marketing.

Seja através do Google Ads ou de Facebooks Ads, estes serão indispensáveis para elaborar uma boa campanha para que novos consumidores encontrem a sua loja no ambiente virtual.

O investimento em marketing pode ser variado para diversas vertentes como:

  • Google Ads
  • Facebook / Instagram Ads
  • Marketing com influenciadores
  • Email marketing
  • Ferramentas

Google, seu maior aliado

O Google é o maior buscador utilizado e é uma ferramenta indispensável para seu negócio e precisa estar bem configurada. Pois, é através das ferramentas Google que sua loja poderá ser encontrada nas pesquisas por palavras e termos chaves.

Para começar a investir pesado no Google Ads, é preciso que as demais ferramentas tal como Google Meu Negócio estejam bem configuradas, para que seja mais fácil de encontrar sua loja e as informações apresentadas estejam organizadas e bem-dispostas.

Uma configuração das ferramentas Google bem feita pode ajudar na boa gestão de marketing no e-commerce.

Afinal, como principal buscador, o Google quem vai ajudar o consumidor a encontrar sua loja e seus produtos dentro da imensidão do espaço virtual. Boas configurações, além de ajudarem a engajar seu conteúdo de forma paga e orgânica, ajuda a construir reputação de loja.

Google Shopping Gratuito

O Google Shopping era o “marketplace” do Google, onde de acordo com as pesquisas, é possível encontrar diversas lojas que vendem produtos similares.

Em 2020, o Google liberou o anúncio gratuito do Shopping, permitindo a adesão de lojas menores dentro desse mercado. Porém, apesar disso, é sempre bom investir nos anúncios do Google Shopping. A disponibilização da versão gratuita da ferramenta não altera os resultados pagos.

A internet é um ambiente com alterações constantes, sejam elas para favorecer a loja virtual ou para adicionar mais detalhes, tal como a aprovação da LGPD. Dessa forma, o bom gestor precisa estar atento às novidades para que campanhas sejam maximizadas e recursos sejam explorados ao máximo.

Marketing de Influência

Dependendo do seu nicho de mercado, os influenciadores digitais serão seus grandes aliados no marketing digital.

São personalidades nascidas na internet que possuem grande alcance nas plataformas digitais e podem ter resultados satisfatórios com apenas algumas postagens e recomendações em plataformas como Instagram e Facebook.

Procure influenciadores que falam com o seu público e aposte na divulgação, no marketing de influência. Estas personalidades possuem, além do alcance, a confiança do público que os segue, por isso é perfeito para lojas que querem estabelecer confiança com seus consumidores.

Cuidado ao escolher os influenciadores, não basta ter apenas muitos seguidores, eles têm que ter o público parecido com o público alvo da sua loja. Não haverá muitas conversões se sua loja de produtos veganos fechar com influenciador não vegano. Além de não conversar com seu nicho de público, o efeito pode ser ao contrário e não estabelecer a confiança desejada.

Email marketing ainda funciona

A estratégia do email marketing funcionará especialmente quando a loja oferecer promoções certas para os contatos certos na hora certa. Além de ser muito útil para recuperação de carrinho abandonado.

O E-mail marketing é uma carta na manga nas estratégias de boa gestão de marketing no e-commerce, pois pode reconquistar consumidores que esqueceram suas “listas de desejos”, bem como instigar a recompra em datas comemorativas.

Atenção, porém, para não “spamar” o consumidor com milhares de e-mails. Além de diminuir a eficácia, lota a caixa de entrada do internauta e há grandes chances de ser classificado como spam.

A campanha que tem resultado é aquela bem direcionada no momento exato.

A Boa gestão de marketing no e-commerce

O marketing digital engloba muitos aspectos no e-commerce e da jornada de compra. Entender como o seu consumidor e comporta e saber onde e quando abordá-lo pode ser decisivo para a conversão deste.

Não deixe de aderir a estas estratégias de marketing no seu e-commerce para melhorar o desempenho das suas campanhas e impactar novos consumidores todos os dias.

A gestão de e-commerce define bons e ótimos resultados da loja, bem como garante um caminho um caminho claro para o crescimento do e-commerce. Atualizar-se e estudar constantemente, bem como ter vivência na área são as chaves para uma boa gestão do seu negócio, não apenas no setor de marketing.

A boa gestão do marketing começa com a gestão inteligente do seu orçamento e o bom proveito das ferramentas disponíveis no mercado.

Artigo escrito pela Doutor E-commerce