Postado em 19 de março de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Site de Advogados: 4 Motivos Para Escritórios de Advocacia Terem um Site Próprio

Ter um site de advogados é o primeiro passo para garantir sucesso na internet. Na era digital, não basta ter os profissionais mais capacitados. É importante, acima de tudo, saber utilizar as estratégias certas para conquistar os clientes!

Nesse sentido, ter um site para advogados personalizado e customizado é indispensável para prospectar clientes que, até então, não faziam ideia da existência do seu escritório.

Construir uma marca única de um serviço é essencial. Um site pode exercer várias funções para escritórios de advocacia. Não é à toa que, cada vez mais, as instituições jurídicas estão depositando a sua confiança em websites. Além do lado do marketing, um bom site também pode impulsionar os processos envolvidos na prestação de serviços jurídicos.

A disseminação de informações é outro ponto vital em todos os escritórios de advocacia, e um site funcional pode agilizar quase tudo em termos de coleta, planejamento e execução de informações.

O campo jurídico é uma indústria em ritmo acelerado. Seus clientes devem ser mantidos em um mesmo barco, especialmente ao lidar com casos urgentes. Um site é a ferramenta poderosíssima para construir sua marca e estabelecer um negócio. A indústria jurídica segue a mesma lógica.

Então, se quiser saber mais porque você deve ter um site de advogados e como eles podem ser determinantes para a atração de novos clientes, não pare de ler, pois vamos revelar de fato as principais informações!

A única coisa que peço é que você compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e deixe um comentário no final do post combinado?!

Por que é importante ter um site de advogados?

Se você está achando que seu escritório de advocacia precisa de um site ou de uma atualização para se manter competitivo, você não está sozinho. Uma pesquisa da American Bar Association revelou que quase 3/4 dos escritórios de advocacia têm sites, e não são apenas os grandes.

Claro, 100% das empresas pesquisadas com 50 ou mais advogados tinham sites, mas o mesmo acontece com 97% daquelas com 10-49 advogados e 89% daquelas com 2-9. Você sabe que precisa se manter atualizado para permanecer competitivo, mas como construir e manter um site quando estiver ocupado administrando uma empresa?

Não seria bom se houvesse uma maneira de criar um site com a mesma facilidade com que você compra material para seu escritório? 

Não está fora de questão. Com a Água Viva Estúdio, você pode ter um site de advogados profissional que tenha tudo de que você precisa. 

Por que você precisa de um site de advogados?

A maioria das pessoas faz muitas pesquisas online antes de contratar um advogado. De acordo com uma pesquisa da iLawyerMarketing, 37% passam mais de um dia fazendo compras e 13% levam uma semana inteira para isso. A grande maioria deles (86%) procura o Google primeiro. 

Site de advogado
O Google é de longe o canal mais popular que as pessoas usam para encontrar advogados online.

Essas pessoas não estão, necessariamente, procurando por você pelo nome. Provavelmente, elas farão uma pesquisa geral por “advogados perto de mim” ou “advogados de divórcio no Rio de Janeiro”

Alguns advogados tentam sobreviver apenas com a mídia social e listagens em sites de avaliação como o Yelp ou Avvo, mas, hoje em dia, é mais difícil competir dessa forma. Com apenas uma página em um site mais amplo que inclui muitos perfis de advogados, você se perderá facilmente no ruído visual. E seu perfil não estará completo se não houver um link para seu próprio site. 

Quando você tem um site dedicado para seu trabalho, é mais fácil se destacar na concorrência. Você pode implementar o que os profissionais de marketing digital chamam de Search Engine Optimization (SEO), o que o torna mais visível nos resultados do mecanismo de pesquisa

Um site otimizado é projetado para facilitar a leitura, funciona bem e mostra você como um especialista em sua área. Se você atender a esses requisitos, terá uma classificação alta o suficiente para que os clientes vejam você e cliquem.

O conteúdo de que você precisa para ter sucesso

O site de advogados é onde o público da web acessa para encontrar mais informações sobre você como advogado e sua prática. Você deseja que inclua respostas a todas as perguntas que alguém possa ter, além de informações importantes que eles não pensariam em perguntar. 

Para incluir todas as informações corretas, tanto para seus visitantes quanto para os mecanismos de pesquisa que atraem esses visitantes, seu site precisa ter as seguintes páginas:

Uma página inicial

Muitas das pessoas que visitam sua página inicial não têm conhecimento prévio de sua empresa. Você deseja dar a eles uma visão geral sucinta de sua prática e dar-lhes uma ideia se seus serviços são adequados para as necessidades deles. Você deve cobrir:

  • O (s) tipo (s) de direito que você pratica
  • Suas qualificações em resumo
  • Por que um cliente deve escolher você

Certifique-se de que está claro quais são as próximas etapas que um visitante deve realizar se estiver interessado em fazer negócios com você. Eles deveriam ligar para você? Insira suas informações e espere um retorno de chamada?

Uma página Sobre

Em sua página Sobre, você pode entrar em mais detalhes sobre sua prática. Certifique-se de incluir informações sobre:

  • Sua formação, educação e experiência
  • A história da sua firma
  • Prêmios e testemunhos de clientes selecionados
  • Por que as pessoas escolhem você

Sua página Sobre deve ser mais do que apenas uma biografia sua e de seus sócios. Deve dizer aos clientes em potencial por que você ou seus sócios são qualificados para representá-los, incluindo quaisquer especialidades que o diferenciam da concorrência.

Se você tiver mais de um advogado em sua empresa, considere criar links para páginas individuais para cada pessoa. Essas páginas podem incluir sua educação, admissões de advogados, áreas de prática, publicações e assim por diante. Tome como exemplo, o Langone & Vils Advogados, um dos sites que nós fizemos:

Uma página de áreas de atuação

Sua página de serviços descreve as áreas de prática que você cobre. Se sua empresa atua em várias áreas diferentes, crie páginas de destino exclusivas para cada uma. Organize suas áreas de maneira lógica para que as pessoas possam encontrar facilmente o que precisam.

Aqui está um exemplo de como o site da Tristão Advogados, um site que nós fizemos, executa essas ideias:

Usando um modelo como esse site, você pode vincular a páginas individuais para diferentes áreas de prática, como direito empresarial ou planejamento imobiliário, ou usar marcadores para subáreas menores, como pensão alimentícia ou fundos fiduciários. Tudo depende da quantidade de conteúdo que você deseja criar e do grau de especialização dos seus serviços.

Se você administrar uma escritório menor, sua página de serviços não será tão complexa, mas a simplicidade pode continuar parecendo tão profissional quanto as demais. Confira esse site que fizemos, o André Perecmanis Advogados:

Uma página de contato

Sua página de contato é onde as pessoas clicarão quando quiserem entrar em contato com você. Parece simples, mas vale a pena gastar um pouco mais de tempo para deixá-lo bem acabado. Aqui está um exemplo de uma página de contato bem projetada:

Esta página inclui uma chamada à ação clara: o que o visitante deve fazer para entrar em contato. Além de e-mail, enderenço, número do telefone, há um mapa mostrando a localização do escritório.

Melhores práticas para web design para escritórios de advocacia

Ao ter um site de advogados otimizado, você terá um controle melhor sobre a jornada de um cliente potencial. Você é mais capaz de guiá-los através das etapas de conversão em um cliente. 

Para conquistar a confiança das pessoas em seus serviços e conquistar clientes por meio do seu site de advogados, considere as seguintes práticas recomendadas para web design.

Otimize-o para celular

Mais da metade do tráfego do site vem de dispositivos móveis. Para a maioria das pessoas, os sites que não são otimizados para smartphones e tablets são difíceis de ler, lentos de navegar e visualmente distorcidos. Essas frustrações são suficientes para que os visitantes abandonem um site e procurem respostas em outro lugar. 

Se isso não for suficiente para convencê-lo a otimizar seu site para celular, considere que também fortalece sua visibilidade para novos clientes em potencial. Mecanismos de pesquisa como o Google levam em consideração a compatibilidade de um site com dispositivos móveis ao escolher qual deles terá a melhor classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). 

Um site de advogados responsivo a dispositivos móveis é fácil de ler e navegar, não importa o dispositivo que estejam usando. Muitas das pessoas que procuram por você online estarão em smartphone (até 76%, de acordo com um estudo da iLawyerMarketing).

Portanto, se seu site não for responsivo, muitos desses visitantes irão para outro lugar. Na verdade, de acordo com um relatório de 2015 do Google, 61% das pessoas irão para um concorrente simplesmente por causa de uma experiência móvel ruim. Esse número provavelmente aumentou, já que o número de usuários de smartphones aumentou em pelo menos 14% após a publicação desse relatório. 

Portanto, ter um site de advogados responsivo não é mais apenas uma vantagem competitiva, é uma necessidade. Você precisa priorizar sua classificação de pesquisa para alcançar 88% das pessoas  que não clicam além da primeira página do Google.

O design de um site de advogados responsivo a dispositivos móveis considera a experiência do usuário por meio de aspectos como:

  • Uma grade fluida
  • Um layout orientado para tela de toque
  • Elementos da web priorizados
  • Imagens estratégicas

Certifique-se de que seu site de advogados carregue rapidamente

Independentemente de como o usuário esteja visualizando seu site, eles esperam informações instantaneamente. Ter um site de carregamento rápido não só agrada aos motores de busca, como o Google (sites lentos são penalizados nos rankings de busca) mas também aumenta as conversões.

De acordo com o Google, 53% dos usuários móveis abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar. Para cada segundo adicional, você perde 10% a mais. 

Ajude os seus potenciais clientes a obterem as respostas de você melhorando o tempo de carregamento da página com truques como: 

  • Usando as ferramentas PageSpeed do Google para avaliar seu site
  • Deixando espaço em branco ao redor do texto e títulos
  • Minimizando solicitações HTTP
  • Reduzindo o tamanho dos arquivos e imagens
  • Garantindo um bom tempo de resposta do servidor

Foco na navegação intuitiva

Abordar a necessidade de imediatismo é importante, mas o acesso de um visitante ao seu site de advogados também deve ser funcional. À medida que clientes em potencial acessam seu site em busca de soluções, torne mais fácil para eles encontrarem o que procuram.

A navegação do seu site deve ser fácil de seguir e definir claramente quem você é e o que faz. 

Ofereça respostas claras

O conteúdo que você inclui como parte do design do seu site de advogados deve esclarecer sua proposta de valor exclusiva. Ou seja, como você resolve o problema de um cliente melhor do que qualquer outra pessoa, pois, caso um cliente procurará outro site de advogados. Considere e antecipe essas preocupações para que possa alinhar precisamente seus serviços às soluções que seus clientes em potencial estão procurando. 

Lembre-se de que a maneira como você passa seu ponto de vista é tão importante quanto o que você tem a dizer. Além de editar o conteúdo para corrigir erros de gramática e formatação, você pode garantir uma comunicação eficaz enquanto aprimora a experiência do usuário:

  • Segmentando informações logicamente
  • Maximizando o seu conteúdo implementando a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) 
  • Quebrar texto, incluindo cabeçalhos, e usar uma linguagem simples que é facilmente digitalizável 
  • Minimizando o comprimento da página incluindo links internos descritivos para os usuários acessarem mais informações 
  • Inclui uma função de pesquisa para clientes em potencial que procuram algo específico

Diga aos visitantes do site o que fazer

A frase chamariz do seu site mostra claramente aos seus clientes em potencial o que fazer a seguir. Sua função é incentivá-los a continuar a conversa em um espaço onde você possa oferecer uma atenção mais individualizada.

Os apelos à ação atraentes são fáceis de identificar e naturais de seguir. Eles são escritos como diretivas curtas e acionáveis ​​que falam sobre o desejo de um cliente potencial por uma solução.

  • Contate você para mais informações
  • Baixe recursos e guias
  • Inscreva-se na sua lista de e-mail e saiba mais sobre determinados tópicos jurídicos
  • Agende uma reunião

Blog

Um blog é o melhor lugar para se concentrar na otimização de SEO. Portanto, use um blog para mostrar seu conhecimento do setor e provar aos leitores que você conhece suas coisas. Em seu blog, inclua postagens que forneçam informações gratuitas, como dicas e atualidades da sua área. 

Cada vez que você escreve sobre um tópico sobre sua área e faz um link para outros tópicos relacionados em seu blog, os mecanismos de pesquisa veem essas informações e ajudam você a ter uma classificação mais elevada nas pesquisas na Internet. Uma posição mais elevada, por sua vez, atrairá mais clientes para você. Além disso, se você os ajudar, eles vão querer pagar por seus serviços porque acham que estão em dívida com você.

Revelaremos para você 4 motivos para você começar a pensar em ter um site de advogados

Mesmo que você ainda não tenha montado o seu escritório de advocacia, mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que você precisará conquistar clientes de relevância.

Abaixo, listamos os 4 motivos do porquê ter um site te ajudará nesse sentido:

  1. Fornecimento de conhecimento ao seus clientes
  2. Geração de Marketing para o seu escritório
  3. Criação de confiança e credibilidade
  4. Meio de construção de relacionamento

Então, a fim de saber mais porque ter um site de advogados é importante, continue lendo para ficar de olhos nos 4 motivos para escritórios de advocacia terem um site próprio. Confira mais detalhes sobre cada um deles!

1. Uma maneira de educar seu público

O marketing sozinho nem sempre traz bons resultados. Antes disso, você deve fornecer informações valiosas para o seu público-alvo e potencias clientes. Você pode criar blogs ou vídeos para ajudá-los a resolver problemas jurídicos simples.

Outra forma de aumentar sua presença entre seus clientes jurídicos é fornecendo a eles as informações relevantes sobre seu escritório de advocacia. O negócio jurídico não é como escolher uma pizza ou uma roupa para vestir. Encontrar o escritório de advocacia certo para lidar com um caso requer uma pesquisa significativa.

Portanto, é indispensável ter um site de escritório de advocacia que forneça os anos de experiência do(s) advogado(s), os títulos acadêmicos, especialidades, número ou números de inscrição na OAB, foto do escritório ou praticamente qualquer informação relevante para convencer as pessoas a contarem com os seus serviços.

Forneça somente textos informativos sobre o(s) advogado(s) e sobre os mais diversos assuntos jurídicos, pois a OAB PROÍBE divulgar textos em sites de escritório de advocacia sem haver cunho informativo e caráter jurídico. Isso se aplica tanto para veículos que tenham relação com o tema, quanto para aqueles que não têm.

Dica profissional: torne a página “Sobre nós” o mais humana possível. Faça com que pareça que eles estão falando com a pessoa que pode garantir que eles ganharão o caso.

2. Um ativo de marketing poderoso para o seu escritório de advocacia

O setor de negócios jurídicos também precisa de estratégias de marketing eficazes. A internet é uma ferramenta poderosa para atingir um público mais amplo e convertê-los em clientes.

Você sabia que 70% das pessoas procuram sites de escritórios de advocacia quando precisam de assistência jurídica? Além disso, 95% dos adultos descobrem marcas em diferentes setores por meio da mídia social.

Portanto, é certo dizer que uma forte campanha de marketing online equivale a um maior conhecimento da marca. O mesmo princípio se aplica aos escritórios de advocacia. As pessoas usam a Internet para procurar uma instituição jurídica confiável. Eles tendem a fazer muitas pesquisas antes de encontrar o melhor.

Além de análises do Google, blogs e conteúdo de alto valor em sites, o conteúdo gerado pelo usuário também coloca sua empresa no primeiro lugar. Recomendações de plataformas de mídia social são muito úteis para aumentar sua autoridade legal.  Seu site pode atrair mais clientes se contiver boas visualizações, depoimentos e conteúdos visuais cativantes.

É preciso prestar bastante atenção, de fato, com as restrições que a OAB propõe para todos os sites de advogados, tais como mercantilização da profissão, incentivo ao litígio, engrandecimento do advogado e desrespeito ao sigilo profissional.

Mas sim, o marketing na advocacia é permitida pela OAB, desde que sejam respeitados os parâmetros éticos regulados pela instituição.

Se você ainda não conhece ou possui dúvidas sobre esses parâmetros, dê uma olhada no Estatuto da Advocacia e da OAB (arts. 31 e seguintes), Provimento n. 94/2000 do Conselho Federal da OAB (inteiro) e o Código de Ética e Disciplina da OAB (art. 5º; art. 39 e seguintes). 

3. Um site de advogados gera confiança e credibilidade

Não há nada de errado em impulsionar as conquistas do seu escritório de advocacia nas redes sociais e no seu site. Exibir suas habilidades e conhecimentos online pode aumentar ainda mais a confiança e a credibilidade. Isso tranquiliza seus potenciais clientes com os tipos de serviços que você oferece. Portanto, você pode otimizar seu site usando esses tipos de conteúdo.

Outra maneira eficaz de construir credibilidade por meio de seu site é criando conteúdo jurídico de alto valor. De acordo com Amazelaw, se você estiver publicando um ótimo conteúdo de forma consistente, você pode esperar que as pessoas comecem a escrever e fazer links para seu site. Algumas pessoas tendem a avaliar os sites de escritórios de advocacia com base nos conselhos e depoimentos de outros clientes.

Portanto, você também pode investir em ajudar as pessoas a resolver seus problemas, mesmo em pequenas formas, como iniciando um podcast, webinars ou mesmo respondendo a seus comentários nas redes sociais. Esta prática pode aumentar amplamente a sua popularidade e tráfego enquanto obtém mais referências.

Os clientes jurídicos procuram provas. Eles precisam de algo em que possam se agarrar antes de colocarem o destino em suas mãos. O objetivo do seu site de advogados deve ser eliminar a possibilidade deles contratarem os serviços de outros escritórios de advocacia. Você deve convencer as pessoas de que tudo que elas precisam é da sua ajuda.

4. Construção de relacionamento

Mais uma vez, vamos lembrar que a base de todo negócio é construir um bom relacionamento com o cliente. Você deve tratá-los com ternura e carinho. Você tem que mostrar a eles que está fazendo o melhor por eles. É exatamente por isso que um site pode ajudar seu escritório de advocacia a conquistar mais clientes e manter os atuais.

Por meio de um website, você pode colocar um suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para os seus clientes poderem sempre te chamarem no Whatsapp (ou mesmo através da própria plataforma do site) e perguntar sobre o andamento do seu caso, deixando-os à vontade. Já para os novos clientes, o suporte online ativo pode informá-los sobre as especialidades de sua empresa, sua história e até mesmo convencê-los a contratar os seus serviços.

Você já deu o primeiro passo na sua carreira ao montar o seu próprio escritório de advocacia. Mas e aí, está pensando em construir um site de advogados de maneira profissional e atraente? Conte com a Água Viva!

Todas as dicas cima colocarão o seu escritório de advocacia em um outro patamar, facilitando o seu trabalho para a prospecção dos mais variados tipos de clientes do país.

Se você deseja criar um site de advogados atraente e que se destaque perante os demais considere consultar um profissional para o seu site para que ele use os todos os meios possíveis e as estratégias de marketing necessárias (SEOmarketing de conteúdo e adWords) para que você obtenha êxito.

Nossa equipe especializada reunirá todas as informações pertinentes para que o seu site esteja sempre em destaque e oferecerá um serviço personalizado, que cabe no seu bolso e que siga os parâmetros rígidos da OAB.

Além disso, se você tiver um site que te traz insatisfação e se as questões de web design parecem complexas demais para você, não se preocupe, a Água Viva possui os profissionais e as soluções mais recomendadas, tanto para fornecimento das melhoras ferramentas quanto conhecimento e informações para você e o seu site de advogados obterem sucesso!

Enfim, quer ter um site que supere as todas as suas expectativas por um preço justo? Comece fazendo um orçamento grátis, sem compromisso, para obter o que há de melhor no mercado.

Até breve!