Postado em 18 de maio de 2022, por Água Viva Estúdio

Geral

Conhecimento básico de SEO para iniciantes

De acordo com a última pesquisa, mais de 60% do tráfego orgânico é gerado por meio de buscas e menos de 10% do tráfego é direcionado a partir das mídias sociais.

Esses números indicam claramente que você teria que dominar a arte de classificar seu site na página de resultados do mecanismo de pesquisa. O processo de classificação de suas páginas na SERP é conhecido como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Para ter um controle firme sobre SEO, você precisa entender como funciona um mecanismo de busca como Google, Bing, Yahoo e outros. Quais são seus algoritmos para classificar páginas da web? É verdade que existem muitos sites que estão trabalhando no mesmo nicho. O gigante do mecanismo de busca Google indexa páginas da web por meio de seus rastreadores, também conhecidos como bots. Depois que uma página da Web é criada, os rastreadores do mecanismo de pesquisa entendem as páginas e as indexam no banco de dados. Os motores de busca tornaram-se bastante avançados e têm a capacidade de compreender informações contextualizadas. As indexações são baseadas em diferentes fatores e, em seguida, a classificação é determinada pela quantidade de conteúdo valioso que você está oferecendo aos usuários. A coisa básica que o Google e outros mecanismos determinam é a qualidade do conteúdo. Eles analisam o quão único é o conteúdo e o quanto ele é relevante para o nicho. Vamos dar uma olhada no conhecimento básico de SEO para iniciantes. 

Desenterre palavras-chave relevantes e use-as adequadamente 

Palavras-chave são as que ainda desempenham um papel importante no domínio da otimização de mecanismos de busca. A palavra-chave é aquela que determina sobre o que você está realmente escrevendo. As palavras-chave fazem sentido quando o usuário as procura no mecanismo de pesquisa. As palavras-chave são aquelas que o usuário usa enquanto pesquisa na web. Você precisa garantir que as palavras-chave estejam alinhadas com a intenção de pesquisa e o público-alvo. As palavras-chave mais curtas têm altos volumes de pesquisa e são mais competitivas. Você precisa selecionar o conteúdo de uma maneira que seja relevante para o nicho e tenha algum valor adicional para eles em comparação com os concorrentes. 

Gerar Conteúdo Único 

O conteúdo que você cria deve ser único e original. Você precisa pesquisar muito porque o Google prefere ranquear as páginas da web que dão valor aos usuários. A geração de conteúdo exclusivo é essencial, pois ajuda você a se destacar dos outros. SEO é criar conteúdo que possa oferecer algo aos usuários ou leitores. De acordo com a atualização principal do Google, o conteúdo plagiado não é aceitável. Você precisa verificar plagio do conteúdo através de um detector de plagio confiável para garantir que não haja instâncias de duplicação nele. A singularidade também permite que você ganhe a confiança do público, pois eles chegam à conclusão de que você está realmente oferecendo algo realmente único. 

Otimizar visuais 

As imagens são um ótimo recurso para criar legibilidade. Isso ajudará você a visualizar o conteúdo e torná-lo mais compreensível para os usuários. Os recursos visuais são essenciais do ponto de vista de SEO. No entanto, você precisa otimizar seu visual para rastreá-lo adicionando texto Alt, ou em outras palavras, é a descrição da imagem. Com a ajuda do texto alternativo, o Google saberá exatamente do que se trata a imagem e a indexará em seu banco de dados. Você pode ter encontrado imagens no topo; eles são uma maneira eficaz de levar o usuário a acessar suas páginas da web. No entanto, você precisa garantir que as imagens sejam relevantes para o tópico. Também é uma boa abordagem para compactar as imagens porque a velocidade do site é importante quando se trata de recursos visuais. Você precisa torná-lo o mais leve possível. Um compressor de imagem pode ajudá-lo nesse sentido. 

Foco em SEO 

Técnico A otimização técnica do mecanismo de busca também é importante. O SEO técnico não se limita apenas a links permanentes ou à colocação das palavras-chave corretas. Trata-se também de criar um design que seja flexível em todos os dispositivos ou, em termos simples, que seja responsivo. Muitas pessoas muitas vezes ignoram a relevância do SEO técnico, mas é muito importante. Você deve trabalhar com um especialista técnico em SEO para fazer as coisas. 

Palavras finais 

SEO parece ser fácil, mas na verdade não é; você precisa se concentrar em várias coisas para obter os resultados esperados. SEO é mais do que simplesmente otimizar seu site. Você também precisa trabalhar longe do seu site criando backlinks relevantes. Quanto mais forte for o perfil de backlink, maiores são as chances de obter o primeiro lugar na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Discutiremos a relevância dos backlinks na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) em outro momento. Atualmente, como iniciante, você precisa prestar atenção ao SEO on-page, pois é a espinha dorsal do marketing orgânico.