Postado em 28 de abril de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Muitas coisas têm mudado com a pandemia da covid-19, mas o que não mudou e nem demonstra sinais de mudanças é a importância das redes sociais. Como muitas empresas precisaram se reinventar para continuar no mercado, as redes sociais novas acabaram surgindo para atender essas demandas.

Como a tendência é que essas redes sociais ganhem ainda mais força com o tempo, preparamos um artigo com as principais redes sociais novas que valem a pena investir em 2021.

As redes sociais se tornaram indispensáveis

Quando as primeiras redes sociais começaram a surgir, tenho certeza de que poucas pessoas imaginaram como elas se tornariam grandes e indispensáveis alguns anos depois. Não há como negar, as redes sociais fazem parte do dia a dia pessoal e empresarial de milhares de pessoas.

De acordo com um relatório da Hootsuite, mais de 140 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais ativamente, o que representa mais da metade da população total do país. O que esses números representam, afinal?

Para o marketing digital esses números representam um grande potencial de alcance de usuários instantaneamente, o que torna as redes sociais um ambiente muito interessante para empresas, lojas virtuais e marcas promoverem campanhas.

Além disso, são milhares de pessoas curtindo, compartilhando, comentando e enviando mensagens todos os dias. Isso permite que empresas possam se engajar com seu público, ao invés de terem uma via de mão única como as propagandas que passam na TV. Esses fatores tornaram as redes sociais indispensáveis para o marketing digital.

Porque investir em redes sociais novas?

Se você tem uma empresa ou negócio, provavelmente deve estar se perguntando como as redes sociais novas podem ajudar seu marketing digital e porque investir?

Entender o motivo pelo qual investir em redes sociais novas é uma boa ideia, é bem simples, vamos lá!

Se sua marca estiver nas principais redes sociais do momento (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), ótimo! Mas, e se de repente o público que antes era bem engajado e presente nessas redes sociais migrasse em massa para uma rede social nova?

Talvez você esteja pensando que não, que essas são redes sociais fortes e difíceis de serem superadas. Era o que pensávamos sobre o Orkut e MSN há alguns anos atrás e hoje essas duas redes sociais estão extintas.

Fazendo essa análise tenho certeza de que você entendeu porque deve investir em novas redes sociais. Os usuários são imprevisíveis, o que faz sucesso hoje pode não fazer mais amanhã, por isso é importante acompanhar as novidades e construir perfis em redes sociais com potencial de crescimento.

Como utilizar link building em redes sociais novas

O cenário de crescimento e desenvolvimento de redes sociais novas é ideal para empresas que querem se destacar e fazer um bom link building. Isso porque, como a rede social está no começo, os usuários tendem a estar mais atentos a todas as publicações novas: eles não querem perder nada!

Por esse motivo, torna-se possível utilizar as redes sociais novas para ter melhores resultados com o link building para o marketing digital. Basicamente, essa estratégia consiste em captar mais visitas para o site através de backlinks externos, que direcionam o usuário para a página da marca ou loja.

Como os usuários não querem perder nenhuma novidade e a migração está acontecendo em massa, existem mais chances de conseguir um número muito grande de acessos nos backlinks e consequentemente um crescimento do negócio.

Para fazer isso dar certo é preciso ter uma estratégia de marketing de conteúdo para associar os backlinks a conteúdos relevantes e que despertem interesse do público.

Quais redes sociais novas prometem fazer sucesso em 2021

Para começar a utilizar essas novas redes é preciso saber quais já estão atraindo a atenção dos usuários. Por isso, preparamos uma lista completa, com as principais redes sociais que prometem fazer muito sucesso em 2021.

Continue lendo para saber quais são!

Reddit

redes sociais novas

O Reddit é uma rede social que já está fazendo bastante sucesso fora do Brasil, mas por aqui ainda caminha progressivamente, o que pode ser uma forte vantagem para quem começar a desenvolver conteúdo antes dos concorrentes.

A função dessa rede social nova é promover fóruns de discussão, que podem ser sobre qualquer tema, votações e espaços de debates que são controlados por seus usuários.

Essa é uma ótima rede social para marcas que buscam a opinião e feedback de clientes e tem tudo para se tornar uma forte tendência em 2021, vale a pena ficar de olho.

Vero

redes sociais novas

A Vero é uma rede social nova que não é tão nova assim, foi lançada em 2015, porém sua popularidade só começou a aumentar há cerca de dois anos, quando celebridades e influenciadores digitais começaram a utilizá-la.

Essa nova rede é bem semelhante ao Instagram. A diferença entre elas é o fato da Vero não possuir anúncios nem algoritmo, assim as publicações aparecem sempre em ordem cronológica, o que a torna uma forte concorrente para o Instagram quando os os usuários começarem a migrar.

Ainda que não permita anúncios há como traçar estratégias para que as marcas possam engajar mais com o público. Além disso, também é possível vender produtos na plataforma, mas com uma taxa sobre o valor de cada venda.

TikTok

redes sociais novas

Assim como a Vero, o TikTok não é uma rede social exatamente nova, mas que conquistou seu público recentemente, tendo estreado de fato como um grande sucesso em 2020, durante a pandemia.

O que mais chama a atenção nessa nova rede é a facilidade para criar conteúdo através das diversas ferramentas de dublagem, gravações e mixers de vídeos.

A rede social alcançou tanta popularidade entre celebridades, influenciadores e marcas que até mesmo o Instagram resolveu criar um rival para competir o sucesso: o Reels.

O TikTok é com certeza umas das redes sociais novas que não se pode deixar de investir de forma alguma em 2021.

Medium

redes sociais novas

Para os produtores de conteúdo em sites ou blogs, o Medium é a rede social ideal para ajudar na divulgação e na conquista de novos leitores.

A rede social é uma mistura de WordPress e Twitter, mas com uma identidade própria e única. Através da plataforma é possível criar blogposts, entrar em grupos de discussão e conquistar seguidores para se inscrever e receber todo conteúdo assim que é lançado.

Das redes sociais novas, essa é sem dúvidas a melhor para marcas que trabalham com muitas palavras e que querem conquistar uma comunidade fiel e engajada com seu conteúdo.

Comece a vender muito mais nas redes sociais!

Investir em novas mídias sociais é muito importante para acompanhar os usuários da internet, pois eles são sempre imprevisíveis e não podemos prever qual será a rede social do momento daqui a seis meses.

Além disso, o retorno das redes sociais novas será sempre positivo, pois se ela fizer muito sucesso você levará vantagens de já estar investindo a um tempo.

No entanto, essa ferramenta de marketing pode rapidamente se tornar um gasto gigante de tempo e dinheiro se não for realizada de forma adequada.

Por isso, se você quiser saber realizar um investimento seguro e lucrativo é extremamente importante contar com os serviços de uma agência especializada. Portanto, não perca tempo, entre em contato agora mesmo com a Água Viva Estúdio e obtenha o que há de melhor no mercado!