Postado em 01 de setembro de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

O uso do Google no dia a dia é algo tão presente quanto calçar um sapato ou acender luzes, sendo muito importantes. As empresas, atentas a esse hábito do público, investem tempo e capital para a elaboração de estratégias de SEO para melhorar os resultados nos buscadores, tornando-os mais orgânicos.

Basicamente, SEO é uma sigla para Search Engine Optimization. Em português este termo é definido como otimização de mecanismos de busca.

As pesquisas são muito importantes, pois conseguem solucionar dúvidas ou aumentar a paixão por determinados assuntos, bem como auxiliam na busca por produtos e soluções.

As buscas no Google, por exemplo, acontecem diariamente, se mostrando importantes para os usuários e marcas.

Desde a procura por explicações de teorias até a avaliação dos melhores preços de passagens aéreas. A cada pesquisa, o buscador organiza os sites e conteúdos, de modo que os melhores resultados fiquem bem posicionados.

SEO e suas aplicações

As técnicas de SEO são muito utilizadas pelos blogs, sites e páginas da web e até no marketing digital como ferramenta para alcançar excelentes posições nos rankings orgânicos. 

Quanto melhor a posição, maiores as chances de ter autoridade e tráfego, o que torna os sites e páginas mais populares, facilitando a conversão de vendas, por exemplo.

A cada pesquisa feita por um indivíduo, as empresas e marcas têm a chance de aumentar a visibilidade, oferecendo soluções eficientes para a busca das pessoas. 

Ter respostas e um conteúdo de qualidade, bem como proporcionar uma excelente navegabilidade são formas de oferecer boa leitura aos usuários e, gradualmente, conquistar autoridade no mercado.

Estes detalhes estão diretamente relacionados às estratégias usadas no SEO.

Ou seja, são criadas técnicas que influenciam o algoritmo dos buscadores e, assim, ocorre a otimização nos motores de busca, definindo o ranqueamento de uma página conforme a inserção das palavras-chaves que são pesquisadas e outras técnicas bem quistas por essas ferramentas.

O funcionamento dos buscadores acontece devido aos motores, sistemas com uma série de algoritmos que conseguem indexar, rastrear e rankear os conteúdos da web conforme o tema abordado e a qualidade da página.

Com isso, é possível mostrá-los organizadamente, o que ajuda no processo de busca, visto que os buscadores entendem que alguns desses aspectos configuram mais qualidade aos materiais (como a possibilidade de atender a busca do internauta).

Buscadores em mídias e suas especificidades

Quando a palavra “buscador” é mencionada, é muito comum os usuários pensarem no Google, por ser um dos mais utilizados, mas este não é o único. 

Bing, Yahoo e outros buscadores podem ser usados para pesquisas, já que este detalhe é muito particular e cada ferramenta pode apresentar especificidades..

Pinterest e Youtube, bem como as redes, por exemplo, também podem ser considerados sites de pesquisa, pois são frequentemente utilizados para a procura de conteúdos, neste caso em formatos mais específicos.

Cada buscador possui seu sistema de ranqueamento, mas independentemente do método, a função de todos é sempre oferecer as melhores respostas para a pesquisa realizada. O Google, por exemplo, tem o seu sistema próprio de rastreamento de conteúdo da web.

O Googlebot, nome para os robôs que fazem o rastreio desta página, seguem os links dos conteúdos e identificam as páginas e a rede criada, verificando a qualidade.

Após encontrá-las, ocorre a indexação, processo em que essas páginas são armazenadas nos índices do buscador, que funciona como uma biblioteca.

Neste armazenamento, as páginas de conteúdos ficam com todas as informações e palavras-chave. 

Os robôs trabalham a todo momento coletando dados, visto a constante produção de material, e este processo ajuda na busca e organização dos sites e blogs, por exemplo, algo que influencia no rankeamento e paginação que um material aparecerá na busca..

Durante o rankeamento, toda a estratégia de SEO está concentrada. Assim, quando uma pessoa digita na barra de pesquisa uma determinada palavra-chave, o Google sugere aquelas que identifica como sendo as melhores respostas conforme a dúvida.

Existem diferentes maneiras de fazer a pesquisa das palavras-chave, sendo as principais:

  • Local (componente geográfico);
  • Informacional;
  • Navegacional;
  • Transacional (relacionada a uma compra);
  • Buscas acadêmicas;
  • Por imagens.

Estes são apenas alguns exemplos das diversas possibilidades de realizar uma busca de palavras-chave e, assim, chegar ao conteúdo procurado.

As palavras-chave podem ter variações, sendo divididas em duas categorias principais: as chamadas de head tail, que são consideradas abrangentes e genéricas; e as long tail, usadas no fim da busca e conhecidas como cauda longa.

Explorar estes conceitos das palavras aumenta a possibilidade de conquistar o público em todas as etapas de compra, mantendo o interesse pelo conteúdo. Já para o usuário, palavras mais específicas garantem a qualidade dos resultados encontrados. 

SEO on e off page

As técnicas on e off page são muito importantes para destacar o site ou blog. O SEO on page, por exemplo, permite a otimização na parte interna da página. 

Deste modo, os profissionais podem fazer melhorias na estrutura, meta tags e segmentação das palavras-chave, bem como toda a organização do site.

Já o off page está relacionado aos links que apontam para o blog, site ou página da web. 

Este fator é algo que permite que os buscadores compreendam a relevância dos conteúdos e o nível de credibilidade no nicho de atuação.

Algumas das estratégias mais usadas no on e off page são os links e conteúdos nas redes sociais, uso de links e hashtags, comentários e parcerias que podem ser feitas para troca de conteúdos e links.

Criação das estratégias SEO e ferramentas que podem ajudar

No marketing, toda estratégia começa com a elaboração de um planejamento. 

Isto posto, é importante definir metas e objetivos a serem alcançados usando o SEO, e algumas possibilidades que podem ser exploradas são:

  • Aumentar a autoridade da empresa ou marca;
  • Potencializar as vendas;
  • Melhorar o tráfego orgânico;
  • Gerar leads.

Estes e outros objetivos a serem conquistados com o SEO precisam estar alinhados às metas da empresa para que os resultados sejam promissores, resultando na conquista/fidelização do público e até no aumento da venda, como elencamos.

Estratégias de SEO

Elaborar técnicas e estratégias de SEO que ajudem a aumentar os ganhos é importante para obter sucesso, sem a necessidade de pagar por anúncios, mesmo que possam ser conciliados.

Para isso, as estratégias mais usadas são: uso de palavras-chave; domínio e páginas de autoridade; design responsivo; e velocidade de carregamento da página, dentre outras.

Contudo, um fator muito importante para que todas essas ações sejam efetivas é a definição do público-alvo, pois este detalhe gera impacto nas estratégias que serão utilizadas e define melhor as formas de comunicação estabelecidas.

Com isso, os benefícios do SEO para as marcas consistem em:

  • Melhora a experiência do usuário;
  • Aumenta a visibilidade em redes sociais;
  • Ajuda na velocidade dos sites;
  • Cria credibilidade, confiabilidade e autoridade;
  • Permite que o público encontre os conteúdos com facilidade;
  • É acessível.

Com muitos ganhos interessantes, investir na elaboração de estratégias de SEO é o caminho para se consolidar no online e ter credibilidade. 

SEO e Marketing Digital

O uso do SEO pode ajudar muito nas estratégias de marketing digital, aumentando o sucesso das empresas e marcas nesse ambiente. 

Os investimentos em anúncios, por exemplo, podem dar mais chances de destaque na área de atuação.

O recurso Google Ads, por exemplo, pode ajudar graças à possibilidade de criar anúncios variados. 

Mas, afinal, como anunciar no Google Ads e conseguir bons resultados? 

Isso pode ser feito com a criação de uma conta na Google e definição de um método de pagamento (cartão de crédito ou boleto).

Posteriormente, há a escolha de palavras-chave adequadas ao nicho de atuação, de modo que – quando pesquisadas – conteúdos/produtos com essa palavra apareçam no início da página dos buscadores como “anúncio”, trazendo diversos benefícios e podendo ser menos custoso que as mídias tradicionais.

Uso das redes sociais nas estratégias de marketing e SEO

O Facebook e Instagram também são muito utilizados para o marketing de conteúdo, além de serem redes que permitem excelente crescimento no meio online. 

Com o surgimento de novas redes sociais, alguns dizem que o Facebook tem menos adeptos, mas independentemente da quantidade de pessoas, é possível ter bons resultados e traz oportunidades de relacionamento com comunidades mais efetivas e próximas.

Para isso, o Facebook Ads é uma plataforma que pode ser muito útil na criação de vários anúncios com formatos e mídias diferentes.

Como muitos podem questionar sobre como funciona o Facebook Ads, também é importante destacar o uso desta ferramenta.

Com sistema simples e intuitivo, as empresas e marcas podem criar propagandas para serem veiculadas na própria rede social da mesma forma que o Ads do Google, com ainda mais segmentações e devido acompanhamento, aumentando a divulgação e a popularidade.

Neste nicho de mídias, o Instagram conquistou a preferência do público nos últimos anos. Esta tendência tem chamado a atenção de empresas, marcas e até influenciadores que utilizam assiduamente a rede social.

Assim, uma forma de se destacar é ter anúncios pagos neste espaço, utilizando o Instagram Ads

Este sistema permite o desenvolvimento de anúncios em formato de foto, vídeo e carrossel para serem veiculados nos stories ou no feed, como uma simples postagem, alcançando possíveis clientes, seguidores e até antigos públicos, reativando-os.

Um ponto interessante de investir em anúncios para o Instagram é a possibilidade de utilizar links clicáveis nos stories e posts, permitindo encaminhar o usuário para sites, landing pages, aplicativos e diferentes domínios.

O uso das técnicas de SEO nas redes e no marketing digital é um excelente investimento, pois aumenta a popularidade, permite conquistar um espaço no mercado empresarial e se consolidar.

Tais estratégias também melhoram os resultados nos motores de pesquisa e permitem às empresas e marcas a obtenção de lucros, fechamentos de contratos e diversas parcerias.

Considerações finais

As estratégias de SEO podem ser diversas e suas vantagens podem ser resumidas em tráfego qualificado, melhora da taxa de conversão, aumento do número de usuários/clientes, retorno contínuo e que faz jus ao investimento, além do impacto positivo no ciclo de compras.

Deste modo, os investimentos na contratação de profissionais que são especializados na elaboração de estratégias e técnicas de SEO são formas de conquistar resultados promissores e crescimento na área de atuação.

Em consequência, aumenta-se a satisfação e motivação de todos envolvidos no empreendimento, permitindo ainda mais excelência e qualidade aos produtos, serviços e materiais oferecidos ao público.