fbpx
Investimento sustentável: entenda a prática e faça a diferença

Investimento sustentável: entenda a prática e faça a diferença

Empreendimentos sustentáveis têm como conceito e atitude a responsabilidade social e a preservação ambiental

Por esses motivos, as empresas e as pessoas buscam investir o seu dinheiro de acordo com os seus valores e princípios. O investimento sustentável tem como objetivo garantir retorno a médio e a longo prazo; portanto, aplicar o dinheiro em negócios sustentáveis com responsabilidade social e que se comprometam verdadeiramente com o meio ambiente é uma forma de praticar o investimento sustentável. Uma empresa que adota essas práticas em seu conceito entra na categoria de um negócio sustentável. E dentro do investimento sustentável, é importante para um empreendedor se atentar e se informar sobre o ISE (Índice de Sustentabilidade Social), pois é uma carteira teórica de ativos que indicam o desempenho e o comprometimento das empresas com os fatores sociais e ambientais. 

Para entender como funciona um investimento sustentável, é necessário saber primeiramente quais os seus valores, princípios e conceitos, diante da sociedade e do meio ambiente. Por exemplo, uma pessoa vegana irá consumir produtos de acordo com os seus princípios alimentares e políticos. Não irá comprar de empresas que comercializam carnes e que fazem testes em animais. Portanto, empresas que adotam o veganismo como princípio seguem os valores para se enquadrar neste grupo, visto que o veganismo visa o bem-estar dos animais e do meio ambiente. 

Investir em novos empreendimentos também pode ser considerado investir em si mesmo, como, por exemplo, a compra de uma casa em um leilão judicial, a troca de imóveis ou somente a reforma da casa própria. Apesar de ser um conceito diferente, não deixa de ser sustentável, pois são consideradas aplicações autossustentáveis, pois acabam reinvestindo o seu dinheiro e conservando patrimônios. 

As atitudes feitas agora terão grande impacto no futuro; portanto, buscar empresas para investir que tenham o conceito de sustentabilidade e de responsabilidade social é de extrema importância para moldar o futuro de negócio que desejamos para o planeta Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também