O Que é um Site Responsivo?

O Que é um Site Responsivo?

O mundo da tecnologia mudou drasticamente nos últimos anos. O que antes era comum passou a ser ultrapassado. Os sites que acessávamos apenas do computador de casa não são mais uma realidade.

É aí que entra o site responsivo.

Mas afinal, o que exatamente é um site responsivo?

Um site responsivo nada mais é que sites criados para se adaptarem a plataformas mobile, e acabaram se tornando uma importante ferramenta para o e-commerce.

Dessa maneira você pode pensar que, com o advento dos smartphones, qualquer pessoa hoje em dia pode ter acesso a um site. Mas não é extremamente chato quando você acessa um e vê que o design não fica corretamente alinhado na tela? Mensagens cortadas, letras grandes, dificuldade extrema em navegar nele pelo celular… é por isso que é importante ter um site responsivo.

Pois os problemas de um site não responsivo são imensos, e tendo seu site de maneira que se adeque aos smartphones possibilitará muitas funcionalidades, como:

Alterações no layout do site

Coloca as principais ferramentas de acesso para os usuários, para facilitar nas telas menores.

Alterar as imagens e cores do site

Aumenta o espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo.

Em pesquisa realizada pelo site Blog Webop, 41% dos brasileiros utilizam o celular para consultar a internet e acessar lojas virtuais. Isso representa quase metade da população brasileira, é muita coisa. Por isso o cuidado para se ter um site que se adeque e você não fique para trás nessa questão.

Porém, se atente. Um site responsivo é muito diferente de uma versão mobile. Versão mobile para alguns aplicativos estão a disposição na configuração de todo e qualquer smartphone, mas o site responsivo vai se adequar a qualquer aparelho sem precisar dessa configuração. Por isso é importante levar isso em consideração quando você desejar fazer o upgrade do seu site.

Existe algum benefício ou é somente frescura?

Existem diversos benefícios, tais como: melhorar a experiência do usuário, e isso é algo que somente tende a crescer. O usuário está se tornando cada vez mais exigente, e fazer isso se adaptando a ele, é o coelho na cartola.

O acesso à sites via smartphone está crescendo e tende a crescer ainda mais. Segundo dados do IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular aqui no país aumentou de 97% para 98,1%. Conforme o poder de acesso e novas tecnologias como 5g, 6g estão aparecendo, o consumo subirá de forma mais elevada ainda.

A possibilidade de aumento de compartilhamentos em redes sociais. Sim, muitas pessoas, a maioria, acessam as redes sociais não apenas através dos aplicativos oficiais disponibilizados, mas sim através de seu site ou sites que possibilitam isso. Então, por lógica, o site deve ser responsivo, para que fidelize seu acesso e o mantenha sempre ali. E se a experiência não for boa, pode ter certeza que sua página não será compartilhada nas redes socias, e muito menos recomendada.

Você pode torcer o nariz e dizer que as redes sociais influenciam apenas uma parte. Ledo engano. Em pesquisa realizada pela Digital 2020 Global Overview Report, ficou demonstrado que, 140 milhões de usuários são ativos nas redes sociais, representando 66% da população do país. 66%, muito mais que a metade. Isso é algo que deve ser muito considerado, pois as redes sociais são o presente, mas representam muito o futuro, tendo em vista sua interatividade e facilidade para com os afazeres do dia.

Contate um profissional de Web Design e tire suas dúvidas quanto ao processo de deixar seu site responsivo, mas mantenha em mente que, o mundo está apenas evoluindo e, que, ficar para trás não é mais uma opção. Se o mundo tem mostrado algo no último ano é que: quem não se adaptar as novas tecnologias está fadado a se perder.

Como descobrir se meu site é responsivo?

O Google oferece uma ferramenta gratuita para verificar se seu site é responsivo. Basta pesquisar por Google Mobile Friendly Test e digitar a url do seu site para obter a resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *