Postado em 21 de setembro de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Sempre existe a dúvida de como fazer para conseguir organizar as suas finanças online. O fato de você não mudar o seu modo de lidar com seu dinheiro, pode acarretar problemas diversos na sua vida financeira.

Quando não entendemos sobre os pilares da educação financeira, pode haver descontrole com o nosso dinheiro. Esse é um pequeno passo que pode resultar em dívidas e juros, fazendo surgir uma bola de neve de difícil controle. 

A partir do momento que entendemos a importância de fazer um planejamento financeiro, torna-se mais fácil organizar suas finanças online e os problemas para lidar com as despesas vão ficando bem mais fáceis de resolver.

Confira abaixo as 5 dicas de finanças online que preparamos especialmente para te ajudar a evitar problemas ou resolver situações que você já tinha dado como perdidas. Vamos lá?

Finanças online: praticidade para você

Sem sombra de dúvidas, a tecnologia permitiu que o universo financeiro se adaptasse, automatizando tarefas mais árduas e complexas. Casos como usar uma simples calculadora até uma planilha especializada em resultados mensais, todos foram transformados de forma a terem maior agilidade e acessibilidade. 

Então, se antes você deveria se preocupar com tantos detalhes no seu planejamento financeiro pessoal, a tecnologia permitiu mudar o escopo, gerando uma oportunidade de você ter o foco em elementos que mais importam para você administrar suas finanças.

Veja 5 dicas para cuidar das finanças online

Através dessas alterações trazidas pela tecnologia, enumeramos cinco dicas essenciais para que você consiga cuidar das suas finanças e seu planejamento financeiro pessoal.

Tenha um controle de orçamento

Para ter tranquilidade ao lidar com suas finanças, é necessário que você crie um controle de orçamento, ou seja, para que ter certeza de quanto e dinheiro tem disponível por mês. Esse controle servirá como guia e te ajudará na tomada de decisão em momentos emergenciais.

A vantagem de fazer esse tipo de controle do orçamento online é que você consegue ter a resposta certa para a tomada de decisão, em qualquer hora ou lugar. Antigamente, você deveria ir em casa ou consultar seu contador para saber como agir. Agora, com apenas um clique, você consegue ter a resposta que precisa em poucos minutos.  

Use ferramentas de comparação

Quando a gente fala sobre educação financeira, sempre ressaltamos a importância de economizar. A internet com seus sites de pesquisa além de aplicativos de compras, permitem que as pessoas possam comparar valores de produtos de maneira vantajosa a seus clientes. Optando por aquele que tem o preço mais baixo e evitando gastar mais.

Outra ferramenta que tem facilitado muito a vida das pessoas, são os comparadores de empréstimo que estão disponíveis nos sites das fintechs. Usando esses simuladores, caso você precise solicitar um crédito, é possível saber qual empréstimo que mais se encaixa com seu perfil financeiro.

Acompanhe a fatura com um banco digital

Outro fator determinante para ter um planejamento financeiro eficiente é conseguir acompanhar todos os seus gastos realizados em cartão, seja de débito ou crédito. 

Hoje em dia, quase todas as instituições financeiras têm aplicativos que deixam registrados os valores que saem da sua conta ou que você gasta com o cartão de crédito, além do entra como receita. Isso evita ter que entrar em cheque especial ou pagar juros.

Use apps para acompanhamento de metas

Hoje já existem aplicativos que também auxiliam você a cumprir metas de cunho econômico. Volte ao seu planejamento financeiro e lembre-se como ele é importante para alcançar metas preestabelecidas por você, como comprar a casa própria, por exemplo.

Lembre-se de usar esse app para inserir todas as suas despesas do mês considerando sua receita e saber o que você pode reduzir ou até excluir como custo da sua planilha mensal. Antes de comprar por impulso, veja como estão seus gastos. Essa ferramenta te ajudará a não sair da linha!

Busque mais conhecimento

As dicas dadas acima são necessárias para conseguir administrar suas finanças pessoais sem maiores intercorrências, permitindo inclusive, sem dar ao luxo de tomar decisões emergenciais com menos pressão do que não fossem prioritárias.

No entanto, não se esqueça que o mundo está sempre mudando e fatores como um vírus vindo da China podem mudar toda a dinâmica financeira do planeta Terra. Por isso, nunca deixe de manter-se atualizado sobre educação financeira e sempre busque conhecimento na área. 

Na palma da mão!

Um dos maiores benefícios da era das finanças online é a possibilidade de ter informações econômicas e necessárias na palma das nossas mãos. 

Sem dúvida, a praticidade dos dispositivos móveis permitiu que muitos dos problemas de organização, especialmente no quesito planejamento financeiro, pudessem ser solucionados. Ainda mais quando pensamos em decisões tomadas a partir de dados compartilhados em tempo real.

Você concorda com essa afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!