Postado em 15 de agosto de 2022, por Água Viva Estúdio

Geral

O trabalho remoto veio para ficar, e que bom, já que ele aponta para um futuro promissor, com trabalhadores mais felizes e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional deles. Embora o mundo em que vivemos esteja sempre se transformando e o home office já fosse uma promessa há muitos anos, que aos poucos foi ganhando forma, ainda eram poucas as pessoas que previam a chegada desse futuro tão rapidamente. A verdade é que ninguém contava com o impulso que esse movimento ganharia devido à pandemia do COVID-19. Nunca antes houve tantas vagas de emprego remoto disponíveis no mercado e seu número aumenta a cada dia, como uma simples busca no Google é capaz de revelar. Embora o trabalho presencial tenha acompanhado o homem durante toda a sua história, o futuro é remoto! 

Se você chegou até aqui sem nunca ter passado por um período trabalhando remoto, ainda mais considerando tudo aquilo que aconteceu no mundo desde 2019 com o Coronavírus, talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre o que é trabalho remoto, como ele funciona e quais suas vantagens. Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre esse novo universo, como ele funciona e as vantagens de trabalhar home office. Ao terminar de ler, temos certeza de que você também estará ansioso por conquistar sua própria vaga de emprego remoto e aproveitar todas as vantagens que essa modalidade de trabalho oferece. 

O que é Trabalho Remoto e qual é a sua Relação com o Trabalho Presencial e Híbrido

Antes de falarmos das vantagens de um trabalho remoto, é preciso entender o que é o trabalho remoto, qual sua relação com as modalidades de trabalho presencial e híbrido e como ele tem impactado o mundo. 

O homem conhece o trabalho presencial desde muito antes de ser capaz de entender que era homem. Ao compreendermos o trabalho como uma atividade produtiva que visa garantir a subsistência de um indivíduo, podemos ir longe e pensar na nossa história desde antes da agricultura até os tempos atuais. Antigamente, não era nem preciso falar em trabalho presencial, afinal de contas, que outro tipo de trabalho seria possível? O homem e seu trabalho tradicionalmente sempre habitaram o mesmo espaço. Olhando para o trabalho presencial contemporaneamente, é preciso dizer que o trabalho presencial também tem seus benefícios, como no caso de reuniões e em algumas atividades colaborativas ou artesanais. Porém ele também traz inconvenientes, como perda  de tempo, energia e custos necessários para locomover-se de casa até o local de trabalho, além dos códigos de vestimenta e outros tipos de restrições comuns em um ambiente empresarial.

Recentemente, porém, com o advento das tecnologias de telecomunicação, começamos a falar nesse tal de trabalho remoto ou home office. Mas afinal de contas o que é trabalho remoto?  Posto de maneira simples, é a modalidade de trabalho onde o trabalhador e seu trabalho não estão fisicamente no mesmo local. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, mas a mais tradicional é quando se trabalha usando um computador conectado à internet, de maneira que você possa realizar seu trabalho e comunicar-se com colegas de equipe à distância. A prática está se tornando cada vez mais comum, ao ponto que hoje vemos uma variedade de vagas de emprego remoto com a qual sequer sonhávamos antes da pandemia. 

Tudo isso começou há algumas décadas, conforme as tecnologias de telecomunicação se desenvolviam cada vez mais e passavam a permitir que profissionais se comunicassem e trabalhassem remotamente. Em um primeiro momento, era mais comum encontrarmos situações que podiam se enquadrar como trabalho híbrido, onde o profissional realiza parte de suas tarefas presencialmente e parte remotamente. Viagens de negócio e eventos dos mais diversos tipos são exemplos de situações em que se está trabalhando remotamente, mas apenas temporariamente (daí o híbrido), já que o comum é voltar ao local de trabalho tradicional em seguida. Dessa maneira, o trabalho remoto era visto mais como uma modalidade complementar do que alternativa ao trabalho presencial. Hoje, graças a tecnologias como Microsoft Teams, Trello, Asana, Slack, Zoom, Google Meet, Office 365 e Google Workspace, dentre outras, o trabalho 100% home office, além de possível, vem ganhando espaço progressivamente. 

Outro fator importante para o crescimento do trabalho remoto são as próprias profissões, que mudaram muito desde a virada do milênio, adotando a tecnologia cada vez mais em seu dia a dia. Freelancers foram o primeiro grande grupo a se beneficiar dessa modalidade de trabalho, e também são um ótimo exemplo da mudança no campo profissional. De uns anos para cá, viver de freelas ficou tão popular que chegou até a dar origem ao movimento dos nômades digitais, pessoas que passaram a usar sites para trabalhar online e abrir mão da moradia fixa, conhecendo o mundo enquanto vão de um lugar para o outro com seus notebooks. Mas isso é só um exemplo em meio a inúmeras áreas de trabalho e categorias profissionais que já estão se beneficiando do trabalho remoto e das tecnologias relacionadas, não só para projetos pontuais e freelas, mas para trabalhos de longo prazo também. Podemos observar esse fenômeno na saúde, educação, tecnologia, varejo… em praticamente todas as áreas de trabalho. 

Olhar para esse quadro geral nos permite não apenas entender um pouco melhor o que é o trabalho remoto, como também as grandes mudanças que ele está trazendo para o modo com que o homem se relaciona com o trabalho. Entender esse novo tipo de trabalho é entender o mundo em que vivemos e a direção à qual caminhamos. 


Com o advento das tecnologias de telecomunicação nunca houveram tantas vagas de emprego remoto.

As Vantagens de Conquistar uma Vaga de Emprego Remoto

Hoje, conquistar uma vaga de emprego remoto se tornou o sonho de muita gente. Trabalhando remoto é possível ter muito mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que acaba causando uma grande mudança no seu estilo de vida. Não é atoa que encontramos cada vez mais sites para trabalhar online espalhados pela internet, oferecendo diversos tipos de vagas de trabalho home office.

Agora, vamos olhar com mais atenção para diferentes aspectos do trabalho remoto e como eles ajudam a aumentar a qualidade de vida de quem trabalha remotamente:

  • Flexibilidade: Talvez o mais valorizado benefício que o trabalho remoto traz é a flexibilidade. Dependendo da demanda de trabalho, estar em casa abre muitas oportunidades de alcançar um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo encaixar na sua rotina, entre tarefas do trabalho, atividades como se exercitar, arrumar a casa, passar tempo com familiares e animais de estimação, etc. Ou seja, a flexibilidade do home office acaba empoderando as pessoas para que possam ter maior controle sobre suas vidas, rotinas e até mesmo sobre seus horários de trabalho.
  • Privacidade: Ninguém gosta de se sentir vigiado o tempo todo e por mais liberal que seja um determinado escritório físico, ou outro local de trabalho presencial, isso nunca será o mesmo que trabalhar do conforto da própria casa, de um café, da beira da praia ou de onde quer que seja. O poder de escolher isso já é algo incrível e revolucionário por si só. Vale lembrar que ao trabalhar de casa é importante criar um espaço adequado para isso, não apenas para ajudar você a manter o foco, como também para que você tenha a privacidade necessária para trabalhar sem interrupções dos outros moradores da casa, sejam eles amigos, familiares ou, eventualmente, até mesmo animais.
  • Conforto: Ter que ir trabalhar usando roupa social em pleno verão brasileiro ainda é a realidade desagradável de muitos profissionais. Trabalhar de casa traz uma grande liberdade nesse sentido, já que o que importa não é a roupa que você está usando e sim a qualidade do trabalho que você entrega. Claro que ainda existirão videochamadas onde você precisará estar com uma câmera ligada e arrumado, mas elas geralmente são a exceção e não a regra, ocupando um pequeno horário na sua agenda. Além disso, você tem liberdade para trabalhar de onde quiser, seja do sofá ou de uma cadeira ergonômica, sem falar em ter acesso a sua própria cozinha, banheiro e tudo o mais que faz da sua casa um lar confortável e com a sua cara, em vez de um escritório formal. 
  • Economia: Tanto empresas quanto funcionários se beneficiam financeiramente do esquema de trabalho remoto. Enquanto o trabalhador não precisa mais se preocupar com os gastos envolvidos com o ir e vir do trabalho, as empresas podem diminuir os gastos relacionados a manutenção de um espaço físico apropriado para receber seus profissionais, seja ao reduzir o tamanho do escritório ou até mesmo ao se tornar uma empresa 100% remota, sem um espaço físico permanente.
  • Produtividade: Existe um medo por parte de muitos donos de empresa de que migrar para o trabalho remoto vá diminuir a produtividade de seus profissionais, já que em casa eles poderiam ficar mais distraídos ou até mesmo por ser mais difícil de controlar e entender o que eles estão fazendo durante a jornada de trabalho. Porém, como veremos no tópico seguinte, esse medo acabou se mostrando infundado. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho remoto na verdade aumenta a produtividade dos trabalhadores, que passam a utilizar seu tempo de maneira muito mais eficiente!


Conquistar uma vaga de emprego remoto é algo que pode te ajudar a ser mais feliz e saudável, com mais equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

Saúde, Felicidade e Produtividade: Trabalho Remoto em Números

Como toda grande mudança no funcionamento normal das coisas, o trabalho remoto também foi alvo de diversas críticas e muita resistência por parte da sociedade, o que ficou ainda mais claro durante o começo da pandemia de COVID-19 e a reticência de muitas empresas em aceitar as medidas de restrição no deslocamento e aglomeração de pessoas, que levavam inevitavelmente a um modelo de trabalho home office, ao menos temporariamente. De lá pra cá, porém, essa desconfiança em relação ao trabalho remoto vem sendo desconstruída por meio de pesquisas e da própria experiência das pessoas diante desse novo mundo que está surgindo. Tudo aponta que o trabalho remoto veio para ficar, beneficiando a saúde, felicidade e produtividade de quem trabalha remotamente. 

Para trazer apenas um exemplo de pesquisa, em 2021, a empresa de tecnologia Owl Labs, em parceria com a Global Workplace Analytics, entrevistou 2050 trabalhadores dos EUA, de ambos os gêneros, para entender melhor a cara do trabalho remoto naquele momento, em meio à pandemia de coronavírus e todas as mudanças que ela trouxe para nossas vidas e o mundo laboral. Para isso, foram feitas diversas perguntas para pessoas que estavam trabalhando remoto. Trazemos aqui alguns destaques do que a pesquisa apurou: 

  • 83% dos entrevistados disseram manter o mesmo nível de produtividade, ou até mesmo o aumentar, trabalhando de casa em vez de no escritório;
  • 70% dos profissionais que trabalharam remotamente durante a pandemia afirma que reuniões virtuais são menos estressantes;
  • 76% deles afirma que seria mais feliz se pudesse continuar trabalhando remoto após o fim da pandemia e 74% afirma que isso seria melhor para sua saúde mental;
  • Um quarto dos entrevistados afirma que trocaria de trabalho caso não pudesse mais trabalhar remotamente e 19% deles ainda está indeciso sobre essa questão.

Esses são números e informações que apontam não apenas a relação positiva que grande parte das pessoas teve e ainda tem com o trabalho remoto, como as tendências de mudança em curso. Trabalhadores mais felizes, com rotinas mais flexíveis e com mais liberdade trazem vantagens para todos: empresas, colaboradores e, em última instância, para a sociedade em geral. 

Após tudo que vimos até aqui, seria de estranhar se você, leitor, não estivesse considerando seriamente suas possibilidades de conseguir uma vaga de emprego remoto para chamar de sua. Portanto, no tópico seguinte, vamos dar algumas dicas para te ajudar a se preparar para essa nova jornada, especialmente, mas não exclusivamente, se você for um desenvolvedor de software. 

Preparando-se para Conquistar uma Vaga de Emprego Remoto

Se preparar para conquistar uma vaga de emprego remoto não é assim tão diferente daquilo que você faria normalmente na hora de tentar conseguir um novo trabalho, embora haja algumas particularidades especiais. Portanto, além de pesquisar o seu campo de trabalho, verificar faixas salariais para a posição desejada e ir atrás das empresas com as quais você gostaria de trabalhar e que estão procurando por profissionais como você, também será bom que você se atente às seguintes coisas: 

  • Fluência em Inglês: Hoje em dia, inglês se tornou a língua franca do mundo. Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é ter acesso a talentos globais e equipes distribuídas geograficamente, o que faz da comunicação em inglês uma habilidade extremamente valiosa. É verdade que você ainda pode trabalhar remotamente para empresas do Brasil ou de outros países que falem português, mas a tendência é abolir as fronteiras nacionais e cada vez mais trabalhar com pessoas de outros países e continentes. Por isso, pratique o seu inglês e esteja disposto a aprender e se desenvolver cada vez mais, e não deixe de tentar conseguir uma vaga de emprego remoto por sentir-se inseguro! 
  • Aparelhos Eletrônicos: Diferentemente do trabalho presencial, em que todo o hardware necessário para o trabalho é fornecido pela empresa, você agora vai precisar ter seu próprio computador/notebook e ele precisa ser capaz de rodar bem todos os programas que você precisa para trabalhar. Existem empresas que podem te ajudar financeiramente a atualizar os seus aparelhos, mas o ideal é você já se preparar por conta própria, já que isso será algo que te beneficiará a longo prazo.
  • Conexão de Internet: O trabalho remoto só é possível graças aos avanços da internet e das tecnologias de telecomunicação. Se a sua conexão cair, pode ser que você não consiga trabalhar ou tenha muito mais dificuldades. Portanto, investir em um bom plano de internet é fundamental e garantir uma boa estabilidade não só vai te ajudar na hora de trabalhar como vai te poupar de dores de cabeça desnecessárias. 

Além de cuidar desses três elementos fundamentais, ao procurar especificamente por vagas de emprego remoto, contar com a ajuda de um site ou plataforma focado nesse tipo de trabalho irá facilitar a sua vida na hora de encontrar a oportunidade ideal. Existem muitas opções mundo afora, mas se você é um desenvolvedor de software ou outro tipo de profissional da área de tecnologia, então a Turing é a escolha certa para te ajudar. 

A Turing conta com a primeira Intelligent Talent Cloud do mundo que, através do uso de inteligência artificial, promove o encontro dos melhores profissionais com as melhores empresas dos EUA. Já imaginou trabalhar para empresas do Vale do Silício do conforto da sua casa? A Turing ajuda seus desenvolvedores em todo o processo de busca por uma vaga de emprego remoto: na organização do currículo, a preparar-se para entrevistas e provas técnicas e, inclusive, na hora de se realocar profissionalmente e conseguir uma nova vaga de emprego remoto. Todos esses serviços são prestados sem cobrar nada dos desenvolvedores, já que as empresas que vão te contratar cuidam dos custos relacionados a tudo isso. 

Portanto, se você é um desenvolvedor de software experiente, com pelo menos 3 anos na profissão, e com uma boa capacidade de comunicação em inglês, te convidamos a checar o nosso site e cadastrar-se ainda hoje, temos certeza que você não irá se arrepender e que sua vida mudará para melhor.