Postado em 12 de junho de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Marketing para e-commerce

Hoje em dia, você ouve muito sobre marketing digital para e-commerce, não é mesmo? Mas por quê?

Um dos motivos deve ser porque há muita coisa acontecendo nessa indústria. As coisas estão mudando muito rápido. Estamos nos entretanto de todos os ângulos possíveis. A tecnologia está evoluindo. Os comportamentos do consumidor estão mudando a cada minuto.

O que é popular hoje pode não ser mais no mês que vem.

Tudo isso está criando uma série de desafios para as empresas e seus profissionais de marketing digital para e-commerce. Como você será capaz de acompanhar isso tudo?

Neste artigo, explicaremos o que é marketing digital e como podemos ajudá-lo a se familiarizar com os diferentes canais de marketing digital para e-commerce com os quais você deve se concentrar em sua estratégia online.

Primeiro, o que é marketing digital?

Basicamente, o marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing online. E-mail marketing, publicidade pay-per-click, marketing de mídia social e até blogs são ótimos exemplos de marketing digital (eles ajudam a apresentar sua empresa às pessoas e a convencê-las a comprar).

Aqui estão alguns dos ativos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas on-line:

Ativos digitais de marketing

Quase tudo pode ser um ativo digital de marketing. Ele simplesmente precisa ser uma ferramenta de marketing que você usa online. Dito isso, muitas pessoas não percebem quantos ativos de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:

  • Seu site
  • Recursos de marca (logotipos, ícones, acrônimos, etc.)
  • Conteúdo de vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos, etc.)
  • Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa, etc)
  • Conteúdo escrito (postagens de blogs, e-books, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
  • Produtos ou ferramentas online (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo, etc)
  • Avaliações
  • Páginas nas redes sociais

Como você provavelmente pode imaginar, essa lista apenas não é taxativa. A maioria dos ativos digitais de marketing se enquadram em uma dessas categorias, mas profissionais de marketing inteligentes estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes online, então a lista continua crescendo!

Por que o marketing digital para e-commerce é tão importante?

Lembra do dia em que Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone? Acreditamos que foi quando o Marketing Digital se tornou muito mais desafiador e, portanto, mais divertido!

As pessoas não estão mais consumindo conteúdo enquanto estão sentados. Eles agora estão fazendo isso em trânsito ou enquanto executam várias tarefas.

No geral, estamos perdendo muitas coisas porque estamos constantemente olhando para nossos telefones. Estamos sendo distraídos com as notificações e até mesmo as baterias do telefone estão tendo dificuldade em acompanhar nosso uso.

Tudo isso está criando um grande desafio para os e-commerce de todos os tamanhos em todo o mundo.

Como você chama a atenção do potencial cliente?

  • Não estamos mais assistindo TV da mesma forma que costumávamos. Agora foi substituído pelo Youtube ou Netflix.
  • Não estamos mais ouvindo rádio como antes. Agora foi substituído por podcasts ou Spotify.
  • Não estamos mais lendo jornais como costumávamos. Agora foi substituído por e-mails, aplicativos e sites.
  • Não estamos mais prestando atenção em outdoors gigantes como costumávamos fazer. Agora foi substituído por uma pequena tela em nossas mãos.

É aí que o marketing digital entra em jogo.

A única maneira de alcançar clientes potenciais atualmente e ser capaz de comercializar seus produtos é utilizando os diferentes canais de marketing digital para e-commerce.

Os 9 canais de marketing digital para e-commerce

Uma coisa em comum entre todos os e-commerce de sucesso é como eles incorporam todos esses canais em sua estratégia de marketing digital para e-commerce.

Eles não estão simplesmente se concentrando em um e ignorando os outros. Aproveitar todos eles é o que os torna bem-sucedidos.

Lembre-se de que novos canais serão introduzidos no futuro, mas, como profissional de marketing digital, você precisa estar atento esses aqui:

1. Search Engine Optimization (SEO)

De acordo com a Practical Ecommerce, 35% dos consumidores começam sua jornada de compras pesquisando no Google. Portanto, certificar-se de que seu e-commerce está otimizado para mecanismos de pesquisa é fundamental. Os esforços de SEO no local e externo devem ser colocados em prática e constantemente ajustados conforme os algoritmos de pesquisa mudam.

Moz.com é um ótimo lugar para começar a aprender sobre todas as coisas de SEO.

2. Tráfego pago

Se você estiver procurando resultados imediatos de curto prazo e simplesmente não pode esperar que os mecanismos de pesquisa o classifiquem (normalmente leva de 3 a 6 meses para ver um tráfego significativo de SEO), o tráfego pago é o perfeito canal.

O Google Ads é uma ótima maneira de direcionar as consultas de pesquisa no Google e está entre os principais canais de pesquisa pagos nos quais os varejistas devem se concentrar.

3. Email Marketing

O e-mail não morreu. Estamos simplesmente usando de forma diferente. Ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes para varejistas que oferecem ROI positivo.

Os e-mails desempenham um papel importante na experiência de compra do cliente. Os usuários podem enviar perguntas sobre produtos ou solicitações de informações gerais sobre sua empresa por e-mail. Você envia faturas digitais por e-mail. Você lembra os clientes do carrinho de compras abandonado e muito mais.

Embora os e-mails acionados certamente ajudem a aumentar as vendas, as campanhas programadas por e-mail podem ajudá-lo a se comunicar com o valor e as promoções dos clientes.

4. Marketing de conteúdo

Como um lojista online, você não pode se concentrar apenas na venda. Você precisa agregar valor sem exigir que os clientes façam uma compra. É aí que entra o marketing de conteúdo!

Uma das melhores maneiras de nutrir e encantar os clientes é criar um conteúdo valioso que os ajude a resolver seus desafios diários. Seja um simples guia de compras ou uma curta postagem no blog explicando como cozinhar algo, a criação desse tipo de conteúdo o ajudará a criar consciência, nutrir seus clientes em potencial e encantar os clientes atuais.

Nós da Água Viva temos fazemos do marketing de conteúdo o nosso esporte! Se você está considerando utilizar o marketing de conteúdo na sua estratégia, não deixe de entrar em contato. Teremos enorme prazer em ajudá-lo!

5. Rede social

As redes sociais vieram para ficar e estão consumindo a maior parte da atenção do usuário. Postar regularmente no Facebook ou Instagram é apenas parte da solução. Os profissionais de marketing digital devem incluir as redes sociais pagas como parte de sua estratégia, já que elas estão tornando mais difícil alcançar um certo público sem pagar.

6. Anúncio de banner

Anúncios de banner não são mais tão eficazes quanto costumavam ser, mas, mesmo assim, se bem planejados, podem ter um impacto positivo. Os usuários da Internet estão desenvolvendo o hábito de ignorar os anúncios de banners. Desse modo, você só conseguirá ter sucesso se conseguir fazer com que seu anúncio tenha a mensagem certa.

7. Remarketing

O remarketing pode ser considerado invasivo, mas, se feito da maneira certa, pode realmente ajudar os e-commerce a converterem os compradores em clientes reais. As novas tecnologias permitem que os lojistas direcionem dinamicamente os visitantes do site a produtos ou conteúdos específicos nos quais possam estar interessados.

8. Mobile Marketing

O navegador da Internet não é mais o único software usado para acessar a web. Agora estamos usando aplicativos mais do que nunca. Basta olhar para quantos aplicativos você está usando ao se comunicar com os amigos.

Ter uma estratégia de mobile marketing hoje em dia é mais importante do que nunca. Os usuários se comportam de maneira diferente no smartphone e os profissionais de marketing digital precisam estar presentes na hora certa com a mensagem certa.

9. Marketing de afiliados

Como você faz com que os sites falem sobre você? Trabalhe com afiliados, incentivando-os pelas vendas que trazem para sua loja online. Construir uma rede de afiliados engajada certamente impulsionará suas campanhas de marketing em geral, ajudando a espalhar seus produtos.

Conclusão

O marketing tradicional não está morto, mas não está mais tendo o mesmo impacto que costumava ter. Os clientes em potencial agora estão grudados em seus smartphones e estão constantemente sendo distraídos. Sua capacidade de atenção é limitada.

Como profissional de marketing digital, sua meta é encontrar maneiras de atrair essa atenção limitada. Você precisa deles para agir no momento certo e comprar seu produto valioso.

Lembre-se de que novos canais de marketing digital surgirão no futuro. Antes de entrar nesses novos canais, certifique-se de ter os que mencionei acima sob controle.

Se você deseja que seu e-commerce tenha sucesso nesta era digital competitiva, certifique-se de aproveitar os canais citados acima.

Até mais!