Postado em 21 de março de 2022, por Água Viva Estúdio

Geral

O mercado está em expansão e aquecido para profissionais de marketing digital

A pandemia de Covid-19 trouxe uma crise financeira e social sem precedentes, mas também premiou com medalha de ouro o trabalho home office. Neste cenário promissor de trabalho remoto, algumas profissões ganharam destaque e já apontam como tendência de crescimento profissional nos próximos anos. A área do marketing digital é uma delas, que já vinha crescendo exponencialmente, e viu seu pico de sucesso nos momentos mais tensos da pandemia e deve seguir o mesmo ritmo por um bom tempo.

O consumidor se acostumou a pesquisar e comprar pela internet, e as empresas precisaram tirar da cartola o marketing digital, para chegar em seus clientes e aumentar seu potencial competitivo. O TikTok é um grande aliado para aproximar marcas e pessoas, enquanto o Instagram é uma excelente isca para fisgar a compra, mas eles sozinhos não são suficientes – são fundamentais também outras técnicas de marketing. 

Em um passado não muito distante, existia aquela história do sobrinho que fazia site ser o melhor conceito de marketing digital que algumas empresas tinham. Atualmente, a história não mudou tanto assim. Com aplicativos gratuitos ou pagos de criação de site e edição de imagem, tem muita empresa que dispensa o investimento de um profissional qualificado e falha miseravelmente na estratégia de marketing.

Empresas antenadas sabem que, para fazer o investimento em marketing digital ser convertido em vendas e lucros, é preciso apostar em pessoas qualificadas para montar e executar estratégias assertivas. Assim, o mercado está fervilhando para estes profissionais, que podem agora colher os bons frutos da tendência mundial de home office, serviços e compras online.

Para quem já está na área, ou deseja investir em uma nova carreira, o mercado digital é generoso. Usabilidade, tráfego, copywriting e SEO são faróis para quem deseja crescer no mundo da publicidade online. Mas quais são as melhores áreas de atuação no mercado de marketing digital?

Gestor de mídias sociais

Quando algum consumidor tem dúvidas em relação a um produto ou serviço, a primeira coisa que ele faz é buscar as redes sociais da marca. Por trás de grandes negócios, que se posicionam de uma forma muito simpática nas redes, estão profissionais de mídias sociais, fazendo um trabalho incansável de identidade daquela marca, com uma forma peculiar de se comunicar com seu público. Para realizar o trabalho de gestor de mídia, é preciso pesquisa, dedicação e rapidez para pensar em mudanças de rotas repentinas. Em casos de crises e escândalos de uma empresa, por exemplo, este profissional é a linha de frente, que recebe os principais ataques e precisa pensar em maneiras de contornar, para manter a saúde da marca. 

Especialista em e-commerce/marketplace

Para montar um e-commerce, é preciso muito mais que boa vontade, é necessário um layout atraente, intuitivo, um site simples, com uma programação eficiente que forneça uma experiência agradável ao usuário. O site é uma ferramenta dinâmica, que não pode virar um Frankenstein a cada nova atualização; é necessária uma unidade e logística para converter visitas em cliques. De que adianta levar clientes para seu site, se eles não convertem em venda e abandonam a página? 

Montar um e-commerce é relativamente fácil, o desafio está em acompanhar seu desenvolvimento para avançar em práticas que alavanquem as vendas. Essa é a missão do especialista em e-commerce, responsável por deixar o site redondinho, otimizado, intuitivo, e o mais importante: rentável.

Gestor de tráfego

O gestor de tráfego é o grande investidor do universo de marketing digital, e o objetivo dele é pensar em estratégias para levar tráfego para sites e redes dos clientes de forma direta. É ele quem pensa em formas de fazer o investimento do cliente na campanha render mais cliques. O segredo é a segmentação, para contornar as dificuldades de um ambiente extremamente competitivo como a internet. Este profissional é focado em canais pagos, como as plataformas de anúncios Google Ads e Facebook Ads. 

Planner

O planner normalmente é um profissional antenado, bem informado e criativo, que tem como foco pensar em ações e formas para destacar a empresa no mercado digital, por meio de ações que sejam tendência, mas também que sejam inovadoras e diferenciadas. Ele precisa ser bastante entrosado com todas as áreas do marketing digital, para criar campanhas assertivas e lucrativas.

Especialista em SEO

O que o especialista em SEO faz para muitos gestores parece até mágica: dar visibilidade à marca no resultado de busca do Google, sem precisar investir em anúncio pago. Como isso é possível? Por meio da análise e do uso estratégico de palavras-chave que são relevantes para o negócio. O trabalho é muito valorizado, por ser considerado complexo e extremamente criterioso.

Copywriter

O redator que escreve para internet é o melhor amigo de termos como Inbound Marketing e SEO. Há quem diga que a internet é uma terra sem lei, mas o copywriter não concorda com isso. Para estes profissionais, existem leis, sim, e o xerife é o Google. Para dar visibilidade a uma empresa, não basta só investir em anúncios pagos, é preciso dar relevância ao seu conteúdo, com o uso de palavras-chave adequadas para a indexação do Google. É um trabalho semelhante ao realizado pelo porquinho prático, que construiu a casa de tijolos na história dos 3 porquinhos: um serviço árduo, trabalhoso e demorado, que fará uma diferença gigantesca no futuro.

Designer

O designer é fundamental no marketing digital, pois o bom trabalho deste profissional é um divisor de águas, e, quando bem feito, pode elevar o resultado de uma campanha à oitava potência. É importante que seu trabalho represente a persona da marca e esteja alinhado a ações de outras áreas. Em tempos de aplicativos de edição de imagem, o profissional de design é o único com capacidade técnica para escolher cores, elementos e tipografia adequados para cada cliente, além da sua expertise em hierarquia da informação em sites, por exemplo.

O e-commerce brasileiro está em ampla expansão, com uma movimentação de R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 31% em relação à análise anterior. Foi o que revelou o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen. O mercado para profissionais de marketing digital cresce em paralelo, altamente competitivo, com a facilidade do trabalho home office. Basta que o profissional tenha um equipamento para trabalhar, como um  notebook i5, acesso à internet, organização e muita vontade de trazer bons resultados ao cliente.