Postado em 03 de fevereiro de 2021, por Água Viva Estúdio

Blog, Dicas, E-commerce

1 – Pagamento pendente

O pedido mostra o status de “Pendente” enquanto aguarda a conclusão do pagamento.

Assim, se um pedido permanecer “Pendente” por um longo período, isso poderá significar que o pagamento foi bloqueado e devolvido.

Os pedidos pendentes não são motivo de preocupação e isso não significa que a pessoa será cobrada duas vezes. Mas quando o usuário concluir o pagamento de um pedido, o status mudará brevemente para “Em processamento” antes de ir para “Concluído”.

2 – Pagamento recusado

Um dos motivos frequentes de pagamento recusado é a falta de dinheiro na conta. De fato, se o saldo da conta atual tiver zerado, e o meio de pagamento for débito, ele será recusado na Internet.

Outro motivo para o pagamento recusado é quando os dados do cartão de crédito estão incorretos.

Outra causa para recusa de pagamento é que alguns comerciantes eletrônicos não aceitam certos tipos de cartão bancário.

3 – Aguardando

Quando este status aparece, quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém o pagamento está na espera, ainda não foi feito.

Um aspecto interessante é que quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.

4 – Processamento

O processamento ocorre quando o pagamento foi recebido (pago) e o pedido está aguardando confirmação. Todos os pedidos de produtos requerem processamento, exceto aqueles que contêm apenas produtos virtuais e para download.

Se o pagamento tiver sido bem-sucedido e o pedido não contiver produtos digitais ou para download, o pedido será definido como “Processando”.

5 – Concluído

É quando o pedido foi concluído e não requer nenhuma ação adicional.

6 – Cancelado

O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja. Quando isso acontece o estoque é aumentado e nenhuma ação adicional é necessária.

7 – Reembolsado

Esse status é quando o cliente é reembolsado pelo administrador. Assim, nenhuma ação adicional é necessária.