Postado em 21 de dezembro de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Buscar por novas formas de entender para conquistar os consumidores é um processo quase diário nas empresas. Ainda mais nos dias de hoje, nos quais, com o avanço constante da tecnologia, o modo de comprar dos clientes muda com maior frequência.

É exatamente a isso que devemos nos atentar para que possamos atingir o público: entender a forma como ele compra.

O comportamento do consumidor é uma estratégia de gestão ainda pouco utilizada pelas empresas, mas extremamente eficiente para compreender o seu cliente a fundo e oferecer o que ele deseja na hora e formas corretas.

Sendo uma maneira mais do que ideal de otimizar sua empresa para poupar gastos e desperdícios, vamos conhecer como o comportamento do consumidor vai te ajudar a crescer.

O Comportamento do Consumidor moderno

Não é difícil notar como o público evoluiu em quesitos de consumo nos últimos anos, em especial. Prova concreta disso é o avanço desenfreado dos e-commerces, que se baseiam em uma comprar totalmente virtual que há alguns anos não era sequer imaginável.

Isso acontece por diversos motivos, sendo o principal deles o desenvolvimento tecnológico. Ainda que isso pareça um clichê, é extremamente necessário que fiquemos de olho nas novas tecnologias do mercado para sabermos como elas irão influenciar os clientes na hora de consumir.

Para mostrar essa evolução, e ainda constatarmos que ela acontece mais rapidamente do que pensávamos, vamos pensar em uma mesma situação: uma pessoa que deseja comprar um computador.

Há alguns anos atrás, e não muitos, podemos falar por volta dos anos 2000, para que essa compra fosse realizada seria necessário visitar algumas lojas físicas, fazer uma pesquisa de mercado um tanto trabalhosa e então decidir por qual item comprar.

Hoje, fazemos esse mesmo movimento em poucos minutos com a ajuda de nossos smartphones, coisa que há cerca de 20 anos, seria impensável.

O ponto principal aqui é notar como a jornada de compra evoluiu, sendo impactada diretamente pelo comportamento do consumidor. Tendo essa certeza, fica mais fácil acompanhar essa evolução e se beneficiar dela.

O Comportamento do Consumidor e a jornada de compra

Assim como mencionamos, um dos pontos mais afetados pelo comportamento do consumidor é a jornada de compra, que adota novos parâmetros para acompanhar a evolução do público.

Para que você entenda como ela se estrutura hoje, vamos passar por cada um de seus 6 pontos através de um exemplo.

Mantendo a ideia da compra do computador, um cliente notou que o seu notebook estava velho e por isso foi atrás de comprar um novo. Esse momento é o que chamamos de necessidade, e sua função é inserir o público na jornada de compra.

Uma vez que sua necessidade foi detectada, é natural que usemos a internet para procurar por modelos, marcas e opções de consumo. Para essa pesquisa damos o nome de descoberta. E com as informações que você coletou em mãos é hora de decidir qual o melhor item a ser comprado na etapa da avaliação.

Com a decisão feita, chegamos à compra, a qual já diz muito por si só.

Diferente do que muitos podem pensar, a jornada de compra não termina com a compra, mas continua para um pós venda. Aqui entram em contato outros 2 componentes.

O primeiro deles é o primeiro valor, no qual o público avalia sua compra recém feita e decide se foi ou não uma boa aquisição. Eles costumam compartilhar suas opiniões na internet, influenciando diretamente nas fases de descoberta e avaliação de outros clientes.

Por fim, chegamos ao valor recorrente, no qual podemos inserir o consumidor novamente na jornada oferecendo compras complementares. Isso é o que chamamos de up sell.

Conclusão

O Comportamento do Consumidor é um item indispensável para desenvolver o relacionamento de qualquer empresa com seus clientes. Sendo a estratégia de gestão ideal para que saia a frente da concorrência, ela vai contribuir para todos os aspectos de uma marca, desenvolvendo o negócio sempre com foco em seu público.

Assim, não perca tempo ou oportunidades e comece a implementar um pensamento com foco no comportamento do consumidor na sua empresa. Apenas assim será capaz de conhecer os clientes de verdade!

Mas antes, apenas não deixe de nos dizer o que achou do conteúdo. Sua opinião é muito importante para nós.