Postado em 01 de outubro de 2021, por Água Viva Estúdio

Geral

Captar Leads para Loja de Carros

Todo empreendedor do mercado automotivo precisa saber como captar leads para loja de carros. Um lead é aquele cliente que já deu sinais de que quer comprar carro seminovo ou novo e já interagiu com uma concessionária específica, abrindo caminho para uma comunicação direta. Ou seja, é alguém com mais chances de comprar e, portanto, vital para a saúde financeira do negócio.

No entanto, não é fácil saber como captar leads para loja de carros no momento, graças à crise do setor automotivo atualmente. Além da queda de vendas em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, o segmento enfrenta um 2021 muito difícil, com alta no preço dos carros, queda de produção, escassez de carros e renda baixa dos consumidores.

Por isso, saber como captar leads para loja de carros se tornou ainda mais importante. Quer aprender o que pode ser feito para ajudar? Então siga a leitura abaixo com atenção!

Como captar leads para loja de carros: 5 dicas que funcionam

1. Amplie seus canais de captação

Imagine que você está no mar e quer pescar mais peixes. O que você faz? Essa é simples: em vez de ficar com uma vara só tentando pescar, passa a usar uma rede. Por quê? Porque a rede permite pegar mais peixes de uma vez. Ela é mais ampla do que uma vara.

A mesma lógica deve ser aplicada à sua estratégia de captação de leads. Se você quer aumentá-la, deve passar a trabalhar com mais canais (e cada vez mais amplos).

Por exemplo, você deve ter pelo menos uma estratégia de captação de leads em cada uma dessas plataformas:

2. Segmente sua estratégia

Imagine que a sua loja de carros trabalha com diferentes modelos: você vende carros populares usados com mais de 5 anos; SUVs seminovos de alto nível, completos; e picapes de trabalho usadas e seminovas.

Será que todos esses produtos são vendidos para a mesma pessoa? Claro que não: o primeiro é destinado a quem tem menos dinheiro, o segundo para quem tem uma renda maior e o terceiro para quem quer um carro para trabalhar pesado, provavelmente em ambiente rural.

Se o público é diferente, por que a estratégia de captação de leads é igual? Para aumentar a eficiência das ações, é vital estruturá-las de maneira a que sejam segmentadas por tipo de público, faixa de renda, idade e outros dados relevantes.

3. Aumente o nível de especificação

Muitos empreendedores acreditam que é importante que sua estratégia de marketing seja o mais ampla possível. Afinal, quanto mais ampla e mais elementos em comuns, mais gente ela pode alcançar. Isso é verdade e faz sentido, mas não é necessariamente bom para captação de leads.

Se você quer aumentar a sua captação de leads, vale a pena aumentar a sua especificidade na hora de fazer ações. Quanto mais específico, mais valor para certos contextos e mais próximo do seu visitante você for, maiores as chances de convertê-lo em lead.

4. Ofereça valor de verdade para o visitante

A conversão de um visitante em lead acontece quando a empresa oferece valor de verdade para ele. Não adianta: sem oferecer algo em troca, você não conseguirá captar leads em um bom fluxo e de maneira estável.

O valor em questão, no entanto, depende de cada contexto. Por isso, é importante entender o que o seu público quer e trabalhar para dar a ele esse valor que ele busca.

Por exemplo, suponha que você queira trabalhar com público jovem, pensando em comprar um primeiro carro. Vale a pena oferecer um eBook intitulado “Guia completo para comprar seu primeiro carro”, oferecendo dicas e conteúdos para que o visitante esteja preparado para a compra. Isso é oferecer valor.

5. Pense em quem é o seu cliente ideal

Para que todas essas dicas dêem certo, é vital que você entenda o(os) cliente(clientes) ideal(ideais) da sua empresa. Afinal, você só conseguirá segmentar, personalizar e oferecer valor real se souber quem é a pessoa que quer alcançar.

Por isso, não poupe tempo em desenvolver personas adequadas para os seus produtos e serviços no segmento automotivo. Quanto mais tempo gasto na persona, maiores as chances de conseguir captar mais leads.

Pronto! Com essas dicas, você já sabe como captar leads para loja de carros em 2021. Lembre-se de que a receita básica para aumentar seu fluxo de leads é entender quem são os seus clientes ideais, oferecer valor real para eles e atuar no máximo de canais possíveis. Com o tempo, você pode melhorar essa estratégia e torná-la cada vez mais precisa e eficiente.

Se este artigo foi útil para você, deixe um comentário abaixo dizendo como está a situação da sua concessionária ou loja de carros no momento!